No último post vimos como modelar um dado usando a junção de meshes e o preenhchimento de superfícies com SHIFT + F. Provavelmente você deve ter treinado a paciência na etapa de alinhamento das meia-esferas com a face do cubo a fim de criar uma superfície completamente lisa.
Mas, existe uma maneira bem mais rápida de criar nosso dado.
Primeiro adicione o cubo ( Add / Mesh / Cube ) e deixe suas arestas suaves pressionando os botões Subdivide e Smooth cinco vezes, nesta ordem. Estes botões encontram-se na aba Mesh Tools, no painel de edição ( F9 ), no modo de edição ( TAB ).
Depois, no modo objeto ( TAB ), adicione uma esfera ( Add / Mesh / UVsphere ), redimensione-a para o tamanho adequado ( S ) e deixe-a suave utilizando o botão Set Smooth que encontra-se na aba Link and Materials do painel de edição ( F9 ).
No modo objeto ( TAB ), copie esta esfera ( SHIFT + D ) e posicione as cópias como fizemos no primeiro exercício. Após posicionar suas esferas você deve ter algo como a figura abaixo:
Junte todas as esferas num único mesh. Para isso selecione-as e utilize o comando CTRL + J.
Agora vem o bizú. Selecione o cubo, depois selecione as esferas (que são um único mesh agora) e execute a operação W / Difference. Ela deve demorar um pouco. Após concluída esta operação, será criado outro cubo com as marcações do dado, como se as meia-esferas tivessem sido moldadas nas faces em que estavam em contato.

Para facilitar as coisas eu coloquei as esferas numa camada (Layer) e o cubo em outra. Para colocar um mesh em uma determinada camada selecione-o e pressione M, então, escolha a camada para onde deseja enviar o mesh, clicando no quadradinho referente, e pressione o botão Ok.

Isto ajudou na visualização das esferas.
Após a operação Difference, eu movi o primeiro cubo para outra camada e na camada atual ficou só o dado finalizado.
Se você precisava de um dado e teve o maior trabalhão com o post anterior, não fique chateado(a). Tenho certeza que, assim como eu, você aprendeu muito executando o primeiro exercício.
Um grande abraço e bons estudos.
Samuel